diHITT - Notícias

Salmo 26

Posted by Ricardo Marcadores: , , , ,

Graça, Paz e Alegria!

No Portal Evangélico Compartilhando Na Web, em 01/03/2007.

Apelo do justo
Salmo de Davi

1 JULGA-ME, Senhor, pois tenho andado em minha sinceridade; tenho confiado também no Senhor; não vacilarei.
2 Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha os meus rins e o meu coração.
3 Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.
4 Não me tenho assentado com homens vãos, nem converso com os homens dissimulados.
5 Tenho odiado a congregação de malfeitores; nem me ajunto com os ímpios.
6 Lavo as minhas mãos na inocência; e assim andarei, Senhor, ao redor do teu altar.
7 Para publicar com voz de louvor, e contar todas as tuas maravilhas.
8 Senhor, eu tenho amado a habitação da tua casa e o lugar onde permanece a tua glória.
9 Não apanhes a minha alma com os pecadores, nem a minha vida com os homens sanguinolentos,
10 Em cujas mãos há malefício, e cuja mão direita está cheia de subornos.
11 Mas eu ando na minha sinceridade; livra-me e tem piedade de mim.
12 O meu pé está posto em caminho plano; nas congregações louvarei ao Senhor.

Esse salmo é reconhecido como do Rei Davi.

Logo no começo, vemos ele afirmando que anda em sua integridade. Isso mostra o quanto ele aborrecia o pecado, mesmo na condição de pecador como cada um de nós, mas buscava fugir do mesmo, como devemos nós também. Vemos, além disso, sua confiança, sem vacilar, no Senhor, confiança que cada um de nós é chamado a ter, independente das dificuldades que possam nos cercar. Sem contar que, aborrecendo o pecado e confiando no Senhor, devemos clamar como Davi para que Ele nos sonde, nos examine, auxiliando a fugirmos do erro.

Nos versículos 4 e 5 vemos a sua preocupação em sair de perto de quem pratica coisas erradas. Isso não quer dizer que não teremos contato com essas pessoas. Teremos, sim, e principalmente, para dar testemunho de que é possível ser diferente! Mas o que Davi deixa claro é que não devemos nos juntar na maldade que as pessoas cometem. Assentar-se, no salmo, é gastar tempo, é fazer algo junto, e no caso, se são malfeitores, se nos assentarmos com eles, acabaremos indo no mesmo caminho! Podemos até nos aproximar e testemunhar, mas nunca devemos nos deter muito tempo, para não corrermos o risco de até começarmos a fazer ou falar as coisas erradas sem nem mesmo notarmos!

Na parte final do salmo, vemos Davi reconhecendo a diferença de quem está ligado ao Senhor e quem não está, para a eternidade. Devemos nos manter firmes nas coisas do Senhor. As dificuldades ou até mesmo mal testemunhos não podem nos abalar em nossa confiança e em nosso relacionamento com o Senhor. Nossos olhos não devem se postar no mal testemunho. Devemos ajudar quem dá mal testemunho a mudar de vida! E não devemos nos focar nas dificuldades. Elas estarão por aí sempre, até o dia que secadas sejam as lágrimas do nosso olhar, na eternidade. Devemos focar no Senhor e conseguiremos enfrentar as dificuldades e muito mais, teremos força e discernimento para fazer o certo para sair da dificuldade. De forma sobrenatural ou não (talvez usando uma situação ou alguém para nos ajudar), poderemos contar com o apoio do Senhor.

Como Davi, vale a pena para nós manter nossa visão na busca pela integridade e aborrecendo o mal. Essa observação é a questão que nos leva para vida ou morte, eternamente falando, pois se aborrecermos o mal e deixarmos o Senhor agir em nós, através do Espírito Santo, aceitando o sacrifício de Cristo, caminhamos para a vida! Aborreça o mal! Testemunhe o cuidado do Senhor! Ajude pessoas a deixarem o mal caminho! Busque a vida eterna com o Senhor!!!

Que o Senhor continue abençoando sua vida!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

3 comentários:

  1. Unknown

    Amém....que Deus venha sempre nos dar dicernimento, e que possamos ser usados simplesmente e poderosamente como instrumentos para falar do seu evangelho...em nome de Jesus...amémmm

  1. Unknown

    Agradeço à Deus pela sua vida, e que continui canal de bênção para nossas vidas

  1. Joselane

    Obrigada pelo entendimento pastor.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails